http://mpeambiental.com.br/index.html Fonte Ambiental Fri, 04 Mar 2022 01:10:36 +0000 en-GB hourly 1 SitePad A Importância do Tratamento da Água http://mpeambiental.com.br/blog/a-importancia-do-tratamento-da-agua.html http://mpeambiental.com.br/blog/a-importancia-do-tratamento-da-agua/#respond Mon, 02 Mar 2020 08:14:17 +0000 http://mpeambiental.com.br/blog/a-importancia-do-tratamento-da-agua.html

A água cobre 75% da superfície da Terra. Deste total, 97,4% é salgada, e está presente nos mares e oceanos. A água doce, portanto, não chega a 3%, sendo que 90% desse volume corresponde a geleiras e apenas o restante está nos rios, lagos e lençóis subterrâneos. Daí a importância da preservação dos mananciais.

Para que possa ser consumida, sem apresentar riscos à saúde, ou seja, tornar-se potável, a água tem que ser tratada, limpa e descontaminada. Tratamento de água é um conjunto de procedimentos físicos e químicos que são aplicados na água para que esta fique em condições adequadas para o consumo, ou seja, para que a água se torne potável. O processo de tratamento de água a livra de qualquer tipo de contaminação, evitando a transmissão de doenças.

As concessionárias captam água dos rios e córregos por meio de bombas. Esta água é conduzida, através das adutoras de água bruta, até as estações de tratamento de água, também chamadas ETAs. Ali é transformada em água limpa e saudável.

Geralmente em uma Estação de Tratamento de Água, o processo segue as seguintes etapas:

 – Coagulação: quando a água na sua forma natural (bruta) entra na ETA, ela recebe, nos tanques, uma determina quantidade de sulfato de alumínio. Esta substância serve para aglomerar (juntar) partículas sólidas que se encontram na água como, por exemplo, a argila.

 – Floculação – em tanques de concreto com a água em movimento, as partículas sólidas se aglutinam em flocos maiores.

 – Decantação – em outros tanques, por ação da gravidade, os flocos com as impurezas e partículas ficam depositadas no fundo dos tanques, separando-se da água.

 – Filtração – a água passa por filtros formados por carvão, areia e pedras de diversos tamanhos. Nesta etapa, as impurezas de tamanho pequeno ficam retidas no filtro.

 – Desinfecção – é aplicado na água cloro para eliminar microorganismos causadores de doenças.

 – Fluoretação – é aplicado flúor na água para prevenir a formação de cárie dentária em crianças.

 – Correção de PH – é aplicada na água uma certa quantidade de cal hidratada ou carbonato de sódio. Esse procedimento serve para corrigir o PH da água e preservar a rede de encanamentos de distribuição.

Quando a água é captada de mananciais subterrâneos, por meio de poços, normalmente ela não é tratada em uma ETA. Geralmente recebe dosagens de cloro e flúor nos próprios reservatórios onde é armazenada.

O sistema de água potável é um conjunto de estruturas, equipamentos e instrumentos destinados a produzir água de consumo humano a fim de entregá-la aos usuários em quantidade e qualidade adequadas, tendo um serviço contínuo a um custo razoável. Os sistemas de abastecimento de água geralmente contêm os seguintes componentes: obras de captação, estação de tratamento, redes de distribuição e conexões domiciliares.

Produzir água potável é um desafio constante. Grandes investimentos são necessários para construir estações de tratamento e comprar os insumos necessários para purificá-la, além de constantes análises laboratoriais para garantir que as normas de qualidade estão sendo cumpridas. Nos laboratórios das concessionárias são feitas milhares de análises mensais nos parâmetros de Cor, pH, Turbidez, E. coli e Bac Heterotrófica.

É recomendável que o consumidor realize a limpeza da caixa de água em sua casa a cada 06 meses, verificando se as tubulações de sua residência estão em boas condições, e sem vazamentos.

]]>
http://mpeambiental.com.br/blog/a-importancia-do-tratamento-da-agua/feed/ 0
A Importância do Tratamento do Esgoto http://mpeambiental.com.br/blog/esgoto.html http://mpeambiental.com.br/blog/esgoto/#respond Mon, 02 Mar 2020 07:47:02 +0000 http://mpeambiental.com.br/blog/esgoto.html

O esgoto doméstico é composto por toda a água e resíduos que ela carrega pelos encanamentos de casas, escritórios e estabelecimentos comerciais. Ou seja, pode-se dizer que é todo o lixo que produzimos utilizando a água, que desce por todas as pias e vasos sanitários, além do chuveiro e ralos espalhados pela casa. A água da chuva que corre pelas calçadas e sarjetas também se misturam nas redes de esgoto.

Mas para onde vai todo esse esgoto? Infelizmente, a maior parte dele não é tratado e acaba sendo depositado em rios e mares. No Brasil, 49% do esgoto é coletado pelas redes de tratamento, mas somente 10% de todo o esgoto produzido é, de fato, tratado.

O tratamento é feito em  Estações de Tratamento de Esgoto (ETE). Esses locais conseguem, através de processos químicos e biológicos de decomposição, impostos pelo padrão de saúde da Resolução CONAMA nº 357/2005, tratar o esgoto.

O esgoto é formado, basicamente, de 99,9 % de água, 0,1% de sólidos e inúmeros organismos vivos, tais como bactérias, vírus, vermes e protozoários, os quais são liberados junto com os dejetos humanos. Mesmo assim, a decomposição do esgoto é um processo que demanda vários dias e, portanto, um processo relativamente caro, com investimento de 0,04% do PIB nacional do Governo Federal.

O tratamento do esgoto doméstico também é muito importante para a preservação do meio ambiente. O esgoto contamina rios, lagos, represas e mares porque possuem excesso de sedimentos e micro-organismos que podem causar doenças, como a esquistossomose, leptospirose, cólera e piodermites.

Sendo assim, pode transformar áreas próximas, desequilibrando o ecossistema da região. Rios e praias sofrem processo de assoreamento, que nada mais é do que o aumento de sedimentos (sólidos) em sua base, provocando aumento do nível da água e, consequentemente, enchentes. O esgoto também pode contaminar mananciais e locais que servem como fonte de água potável para a população. Os mais prejudicados são os peixes, espécies inteiras podem ser extintas do local onde o esgoto doméstico é jogado. Além deles, as vegetações aquáticas e ribeirinhas podem acabar morrendo. O mau cheiro também é uma consequência perigosa do esgoto doméstico jogado na natureza.

]]>
http://mpeambiental.com.br/blog/esgoto/feed/ 0